Chá: um ponto de equilíbrio entre o corpo e a mente

Packshot chá leão vitaminicos

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a OMS, saúde vai muito além da ausência de alguma enfermidade: é o equilíbrio entre bem-estar físico, mental e social. Na mesma linha, a medicina integrativa – que tem ganhado força nos últimos anos – enfatiza uma abordagem holística e focada no paciente, incluindo aspectos mentais, emocionais, funcionais, espirituais, sociais e comunitários.

No mês em que celebramos o Dia Mundial da Saúde, Rodrigo Moreira, nutricionista parceiro da Leão, propõe uma reflexão sobre o assunto e traz para o protagonismo uma bebida capaz de integrar corpo e mente: o chá. 

Mas, afinal, o chá realmente é um aliado da nossa saúde? O Rodrigo explica!

Considerada a segunda bebida mais popular do mundo – atrás apenas da água – o chá é uma peça fundamental para aliar bem-estar, saúde e cuidado com a mente. As infusões têm propriedades terapêuticas e funcionais que podem atuar como estimulantes, diuréticos, digestivos, anti-inflamatórios, calmantes, entre outros. Evidências mostram que os benefícios são diversos para a saúde, com a possível redução na glicemia em diabéticos, do colesterol em hipercolesterolêmicos, da pressão arterial em hipertensos, além do efeito antibactericida, antifúngico e antiviral de forma geral.

E a Leão pode me ajudar nessa jornada de cuidado com a minha saúde?

Produtos tradicionais como Camomila, possuem efeito calmante. Já a popular erva-mate tem propriedades que ajudam a acelerar o metabolismo e auxiliam na queima de gorduras. A Leão, aliás, tem trabalhado incansavelmente para levar esses benefícios ao consumidor. Trabalhamos com uma cultura de inovação super forte e oferecemos produtos voltados que auxiliam na sua saúde e bem-estar, como a linha Leão Funcionais: Reequilibra (chá verde, hortelã e limão), Recarrega (chá mate com guaraná), Reanima (chá preto com laranja e mel) e Relaxa (chá de camomila e maracujá). Pelas suas composições, eles apresentam propriedades interessantes em quatro frentes: Detox, Energia, Imunidade e Relaxamento.

Na linha dos chás preparados com água gelada, por exemplo, unimos inovação, praticidade ao se preparar uma bebida que pode ser consumida em qualquer época do ano e em diferentes ocasiões, com produtos que apresentam propriedades terapêuticas e que servem como uma opção para hidratação. Há chás com propriedades estimulantes para o sistema nervoso central, anti-inflamatório, outros são antioxidantes e que auxiliam na perda de peso e emagrecimento. Na combinação dos ingredientes presentes, por exemplo, no Chá Mate com Groselha Negra, você encontra um efeito termogênico que acelera o metabolismo, auxilia no combate ao colesterol, e é um diurético natural.

O chá além da bebida

Mas não é só isso. Os benefícios do chá vão além. O produto é um elemento cultural. Historicamente, a bebida é associada à paz e a harmonia. A Cerimônia do Chá, tradicional do Japão, é um exemplo. O costume remonta a um antigo ritual budista difundido no país por Myoan Eisai, um monge que trouxe o matcha (chá verde em pó)  da China, no século 12. Realizada até os dias de hoje, a ação começou a ganhar força anos mais tarde, com a adesão dos samurais. Inspirada em ideias budistas como simplicidade, harmonia e impermanência, a proposta desse ritual é alcançar “a paz numa xícara de chá”.

A ideia é deixar o mundo material e entrar em um mundo sagrado e espiritual, alcançar um estado de harmonia plena com a natureza e com a própria vida, compreender as divergências por meio do respeito, e conquistar a paz de espírito ao estar com coração aberto e puro. Trazendo essa mesma linha de raciocínio para uma vertente mais atual, chegamos à prática do mindfulness. O termo ganhou popularidade nos últimos anos e se caracteriza pelo conjunto de técnicas ou práticas que auxiliam no estado de atenção plena, que é a capacidade de estar atento ao momento presente, sem distrações. A lógica é simples: quanto mais temos nossas mentes cheias de pensamentos, mais nos sentimos cansados. Sendo assim, a prática estimula o conhecimento de nossas próprias emoções e permite acalmar as ideias.

Nesse sentido, a atenção plena pode ser desenvolvida em atividades simples. O ato de beber chá, por exemplo, nos treina a direcionar a atenção conscientemente. Criar um momento para desacelerar as atividades e/ou confraternizar com amigos com uma boa xícara de chá no meio da tarde, são rituais que produzem bem-estar. Vou ainda além: no momento frenético que vivemos, tirar um momento do dia para acalmar a mente faz com que consigamos acolher as emoções geradas pelas demandas diárias.

Independe da razão, o chá tem potencial enorme para participar ativamente da rotina e em diferentes ocasiões. A Leão tem um chá para cada momento do seu dia. E você, já preparou o seu?

Comentários

Você também poderá gostar...

Fale com a gente!

Pesquisar no site:

Pular para o conteúdo