Como o Chá é Celebrado em Diferentes Culturas

Tradição, identidade cultural e ritual de cada região: o chá é com certeza a bebida que carrega em sua história um leque de variedades, já que, ao redor do mundo, é consumida em por diferentes ervas, cascas, raízes e frutos. Sua história começou há milênios na Ásia, bem lá atrás – especialmente na China e no Japão, onde cultivam até hoje cerimônias tradicionais. No Japão, por exemplo, existe a famosa Chanoyu, preparada com o famoso pó de matcha. Já na China, a tradicional Gongfu Cha, que envolve infusões das mesmas folhas de chá verde. Inicialmente com função medicinal, a bebida foi além da ingestão de um líquido aromático com propriedades benéficas: ela faz parte da rotina de milhares de pessoas, de todas as idades, ao redor do mundo. E o melhor: atende os mais variados tipos de gostos. 

 

Tradição e ritual

 

O tradicional chá das cinco na Inglaterra, consumido aos finais de tarde – geralmente das 15h às 17h -, é uma dos costumes que não se limitam apenas à Europa. Por outro lado, na América do Sul, a rica diversidade de ervas, entre elas, a icônica erva-mate, fez com que houvesse um consumo para além de um horário específico, por aqui, seja no começo da manhã, tarde ou noite, a hora certa para tomar um bom chá é agora.

 

A tradição do Chai Latte, o chá indiano 

 

Chá e leite? Combinação inusitada e uma das bebidas mais populares da Índia – o mais famoso deles o Chai Latte – é servido com açúcar, leite e especiarias.

 

Parte importante da cultura Chinesa

 

Na China, o chá considerado uma das necessidades básicas na vida chinesa, ele, no entanto, não se restringe apenas ao chá verde. Chá preto, chá oolong e chá branco são também opções tradicionais.

 

Chá das cinco na Europa

 

Tradição europeia de reunir amigos para apreciar uma boa infusão era comum desde a época das grandes navegações (séculos XV e XVI), quando os portugueses traziam o chá, originário da planta Camellia sinensis, da China.

 

  • Você sabia?

 

Com leite, açúcar, limão ou puro, os europeus querem mesmo é tomar um bom chá. O sucesso da bebida na Inglaterra é uma influência da rainha Catarina de Aragão. A portuguesa que, ao se casar com o rei Charles II, levou o hábito de consumir chá diariamente para todo país, – naquela época, todos queriam repetir os passos da rainha – tornou a bebida antes vista como um remédio em um ritual social da época. 

 

Chá no Brasil – das ervas às frutas

 

Do chá quente ao chá gelado, a bebida conquistou um lugar especial no coração dos brasileiros desde que as primeiras sementes de Camellia sinensis chegaram ao país. Os diferentes meios de plantação e cultivo proporcionaram uma bela mistura para além das ervas, agora, com frutas. 

 

* Este é o caso das linhas Chás Leão – Frutas e Flores, Vitamínicos, Funcionais, a base de Matte e Autocuidado feminino. Tudo isso celebrando as prioridades da combinação de aromas e sabores, pensados especialmente para quem gosta de ter uma experiência diferente na hora de beber seu chá.

Comentários

Você também poderá gostar...

Pesquisar no site: