Dia Mundial da Saúde: 5 benefícios do consumo regular de chás para o organismo

Em meio a um aumento na preocupação da população geral com a saúde, os chás são opções saudáveis e práticas que se encaixam em rotinas corridas

O Dia Mundial da Saúde, comemorado em 7 de abril, nos convida a refletir sobre a importância de cuidarmos do corpo e da mente e uma das questões fundamentais para esse movimento é a mudança de hábitos de consumo das pessoas.

Atualmente, a busca por um estilo de vida mais equilibrado está cada vez maior e, conforme o relatório da empresa de pesquisas de mercado Kantar sobre tendências e estratégias de consumo para 2024, 66% das pessoas entrevistadas procuram por produtos com ingredientes naturais para incluir em sua cesta de compras.

Movidos por uma crescente conscientização sobre os benefícios de hábitos saudáveis e uma preocupação ampliada com o bem-estar físico e mental, uma das mudanças mais evidentes é a maneira como as pessoas abordam a alimentação, reavaliando suas escolhas, buscando produtos menos processados, com menos açúcar e menos sódio.

Dessa forma, as pessoas estão buscando alternativas mais naturais e nutritivas em suas dietas. Uma dessas alternativas é o chá, uma bebida que tem sido consumida há séculos e é conhecida por prover inúmeros benefícios à saúde.

O chá não é apenas uma bebida saborosa, mas também uma escolha inteligente para quem busca um estilo de vida mais saudável e prático para encaixar no dia a dia. Além disso, as infusões naturalmente oferecem uma variedade de nutrientes e compostos bioativos que podem ajudar a fortalecer o sistema imunológico, melhorar a digestão, promover a hidratação do corpo e até mesmo contribuir para a redução de sintomas do estresse e da ansiedade, por exemplo. A bebida também aumenta o nível de antioxidantes e outros nutrientes que contribuem para uma boa saúde.

“Vale destacar que o ato de preparar e desfrutar de uma xícara ou um copo de chá pode ser uma oportunidade para pausar, relaxar e cuidar de si em meio à correria do dia a dia. Ao incorporar o hábito de tomar chá em nossa rotina diária, estamos não apenas nutrindo nosso corpo, mas também cultivando um momento de tranquilidade e autocuidado”, diz Flavio Andrade, gerente de Trade e Marketing da Leão, marca líder no segmento de chás por infusão.

5 benefícios do consumo regular de chás

1. Melhora na qualidade do sono:

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 40% da população brasileira possui algum distúrbio do sono, sendo o principal a insônia, que afeta cerca de 73 milhões de pessoas.

Alguns chás podem auxiliar diretamente na redução do estresse, reduzindo os níveis do hormônio cortisol na corrente sanguínea e auxiliando no relaxamento.

Entre esses componentes, o mais famoso é a camomila, erva tradicionalmente usada para acalmar.

Além da camomila, outras opções são a erva-cidreira e o maracujá. Ao promover o relaxamento do corpo, o chá feito com esses ingredientes ajuda no alívio de dores musculares e de cabeça.

2. Aumento de energia:

Alguns chás possuem estimulantes naturais como a cafeína, o consumo dessa bebida estimula o sistema nervoso central, promovendo um estado mais alerta em quem consome.

O tradicional chá-mate, por exemplo, contém cafeína, teobromina, teofilina e outros alcaloides que atuam como estimulantes naturais. Além disso, é rico em vitaminas, minerais, aminoácidos e antioxidantes que contribuem para a saúde geral do organismo. O chá-verde por sua vez contém teína, substância estimulante para o cérebro, ajudando com a memória, a aprendizagem e o humor.

3. Ajudam a manter a hidratação do organismo:

Alguns chás, quentes ou frios, desempenham função de hidratação no organismo, contribuindo ao levar nutrientes às células, lubrificar articulações, auxiliar no controle da temperatura corporal e eliminar toxinas por meio da urina.

Os chás de ervas são os mais indicados para hidratar o corpo, algumas recomendações são capim-cidreira, erva-doce e camomila, que também possuem propriedades calmantes.

4. Acalmam naturalmente:

Muitos chás podem auxiliar diretamente na redução do estresse, reduzindo os níveis do hormônio cortisol na corrente sanguínea e auxiliando no relaxamento e aumento de concentração.

Apenas algumas xícaras por dia são responsáveis por uma melhoria no equilíbrio mental e na produtividade.
Capim-cidreira, erva-doce e camomila são algumas sugestões.

5. Diminuem níveis de colesterol no sangue:

Segundo pesquisa da Sociedade Europeia de Cardiologia, consumidores habituais de chá apresentam um risco 39% menor de doença cardíaca incidente e de acidente vascular cerebral, um risco 56% menor de doença cardíaca fatal e de acidente vascular cerebral em comparação com os que nunca beberam ou que não consumem habitualmente.

Um dos fatores para isso, é que alguns chás, como o de hibisco, auxiliam indiretamente na redução de níveis de pressão, graças ao seu poder diurético, que estimula o funcionamento dos rins, contribui para a eliminação dos líquidos acumulados e auxilia no equilíbrio da pressão.

Por: Maria Fernanda Favoretto

Fundamento Grupo de Comunicação

E-mail: [email protected]

Contatos: Laiane Barbosa e Fernanda Dabori

Comentários

Você também poderá gostar...

Pesquisar no site: