Dia Mundial do Meio Ambiente: 10 formas criativas de reaproveitar sachês de chá

Celebrado anualmente em 5 de junho, desde 1974, o Dia Mundial do Meio Ambiente surgiu para inspirar e chamar a atenção sobre a proteção ambiental. Seja por meio de práticas individuais ou coletivas, adotar a sustentabilidade é o que realmente importa. Você já pensou em reduzir o uso de plásticos e trazer para seu dia-a-dia alternativas sustentáveis, mas não sabe por onde começar? Nós temos a dica de ouro: reaproveite o sachê do seu chá Leão.

Agora é hora de colocar a sustentabilidade para jogo! Vamos nessa? Confira 10 ideias criativas para reutilizar seus sachês de chá.

1 – Adubo/Fertilizante natural

É isso mesmo: o seu sachê pode virar um ótimo fertilizante natural. Rico em nutrientes, como o nitrogênio, estimulador de enraizamento, ele também controla a umidade do solo e promove o crescimento de suas plantas.

2 – Aromatizador

Das fragrâncias cítricas e refrescantes, até os aromas florais, o seu sachê de chá Leão pode virar um perfume de ambiente. Aos amantes da aromaterapia, além dos muitos benefícios, os sachês secos proporcionam o odor natural da planta, perfumando assim, o ambiente. Seja no seu carro ou na sua casa, o cheirinho ficará na sua memória.

3 –  Repelente natural 

Xô, insetos! O seu sachê de Chá Leão de hortelã é uma excelente opção não tóxica para afastar mosquitos, moscas e até formigas. Devido ao aroma forte, os insetos acabam se repelindo. Use-o também em suas plantas para acabar com os parasitas.

4 – Olheiras e inchaço

Não teve uma boa noite de sono e acordou com olheiras? Calma! O sachê usado do seu Chá Leão de Camomila te ajudará. Com inúmeras propriedades cicatrizantes, além de acalmar os olhos cansados, também pode ser usada para ajudar na cicatrização de feridas.

5 – Esfoliante natural

Aliado da limpeza profunda, diga adeus à pele oleosa. Com o sachê do seu Chá Verde Leão, você poderá esfoliar sua pele e sentir o frescor proporcionado pelas propriedades antioxidantes presentes nas ervas. Elas também ajudam a prevenir o envelhecimento precoce.

6 – Contra odor de calçados

Sentiu aquele mal cheirinho no seu calçado? Calma! Após beber o seu chá Leão de capim-cidreira, separe o saquinho e espere ele secar por completo. Depois de seco, coloque-o dentro do sapato e deixe descansar. Remova o saquinho quando for utilizá-lo.

  • Você sabia? 

O Capim-cidreira é uma planta perene, herbácea e que pertence ao mesmo grupo da hortelã e do boldo. Então, já sabe, né? Aroma é o que não falta! 

7 – Tingimento capilar natural

Clarear os cabelos sem agredir os fios? Não jogue fora o sachê do seu Chá de Camomila! As propriedades desta erva possui apigenina, um pigmento amarelo natural,  e o azuleno, que é arroxeado, que além de clarear o cabelo, ajudam a diminuir a coloração amarelada oxidada dos cabelos tingidos de loiro.

Mas, atenção! Este procedimento é eficaz em cabelos de tons mais claros, como castanho-claro ou loiro-acastanhado, ou cabelos descoloridos.

8 – Escalda pés

Quer um spa sem sair de casa? Os seus pés te agradecem! Com um balde de água morna, adicione os sachês de chá usados e relaxe. Além de descansar seus pés, as propriedades do Boldo, por exemplo, podem ajudar a desodorizar e suavizar a pele.

9 – Polir móveis de madeira

Acredite: os sachês de chá são poderosíssimos! Sabe aquele móvel de madeira (crua)? Que tal polir com chá preto? O tanino presente neste chá, pode ajudar a realçar a cor da madeira. A coloração com chá trará um charme rústico aos seus móveis.

10 – Limpeza de vidros, espelhos e óculos 

Após beber o seu Chá Preto Leão, pegue o sachê usado e esfregue o saquinho no espelho, vidro ou em lentes de óculos para tirar manchas e dar brilho.

Anotou? Apostamos que a partir de agora você fará um bom uso dos seus sachês!

Comentários

Você também poderá gostar...

Pesquisar no site: