Erva-Mate: do sul do país ao coração dos paulistas e cariocas

Gelado ou quente, na praia ou no frio, tostado ou verde. Do tradicional chimarrão ao chá gelado e tereré, a erva-mate é consumida de diversas formas no Brasil e no mundo. O fato é que se pensou matte, pensou Leão, e a erva que é a nossa cara tem raízes no sul do Brasil, mas ao longo dos anos conquistou as praias cariocas e o coração dos paulistas.

Então, vamos conhecer um pouco mais a história da erva-mate no Brasil?

Erva-Mate: Uma história que começa no Sul do Brasil

A história da erva-mate se confunde com a do estado do Paraná, onde nossa história começou e atualmente estão localizadas as duas fábricas da Leão. Mas você sabia que a tradição de consumir mate remonta aos povos indígenas que habitavam o território brasileiro antes da colonização? Segundo alguns registros históricos, o hábito de consumir a erva-mate já fazia parte da cultura indígena antes mesmo da chegada dos portugueses e espanhóis à América do Sul. Eles já conheciam os benefícios dessa planta e utilizavam suas folhas para preparar uma bebida estimulante, saudável, capaz de fornecer energia e melhorar o desempenho físico.

No entanto, foi no século 19 que o chamado ciclo da erva-mate ganhou forças, sobretudo no estado paranaense e com criação da Leão Jr., fundada por Agostinho Ermelino de Leão Junior, em 1901. Rapidamente popularizada, a planta chegou a responder por 85% da economia paranaense no século XX e contribuiu diretamente para o desenvolvimento econômico e industrial da região. Fora isso, o ciclo também propiciou o desenvolvimento de uma infraestrutura de transporte com hidrovias, estradas e ferrovias locais e impactou na arquitetura curitibana.

OLHA O MATTEEEEEEE!

Nos anos de 1950 o mate torrado já popularizado passa a ser consumido gelado e ganha o coração dos cariocas, se tornando um sucesso nas praias do Rio de Janeiro e no Estádio do Maracanã. A bebida, em 2012, foi declarada oficialmente como Patrimônio Cultural e Imaterial do Rio de Janeiro.

A bebida (e a marca) que ganhou o coração dos paulistas

Foram os cariocas que deram fama ao mate no sudeste, mas a erva também ganhou o coração de São Paulo. Prova disso é que em 2023, Matte Leão foi aprontado pela pesquisa Datafolha como a marca chás mais lembrada pelos paulistas pelo quarto ano consecutivo.

Benefícios para a saúde

Além de alimentar a economia e contribuir para o meio ambiente, a erva-mate traz benefícios para o consumidor com propriedades estimulantes (como a cafeína) que agem beneficamente sobre o tecido nervoso e muscular e auxiliam no combate à fadiga.

O mate não é apenas uma delícia para o paladar, ela também é conhecida por seus efeitos antioxidantes. “Essa propriedade combate os radicais livres que causam o envelhecimento precoce, além de ser um grande agente para o combate do colesterol”, explica Rodrigo Moreira, nutricionista parceiro da Leão.

Agora que você conhece um pouco mais sobre a rica história e os benefícios da erva-mate, que tal experimentar uma xícara ou um copo de Matte Leão e se deliciar com essa tradição brasileira?

Encontre o seu sabor favorito e faça parte dessa história saborosa e saudável!

Comentários

Você também poderá gostar...

Fale com a gente!

Pesquisar no site:

Pular para o conteúdo